sábado, 5 de julho de 2008

A bordo de uma aventura


Comprimento: 120,50 m
Largura : 20,60 m

Uma vez que todos andam a contar as suas aventuras, não podia deixar passar este acontecimento da minha vida sem partilhar convosco...
Para os que já sabem ficam a saber um pouco mais. Para os mais distraídos ou que ainda n sabem, vou embarcar num navio de investigação.

A partida será já na segunda-feira, dia 14 de Julho. Irei de avião até Paris, onde passarei uma noite. De Paris voaremos para Brest, onde embarcarei a bordo do R/V Marion du Fresne, na campanha oceanográfica Microsystemes MD 169.

value="http://www.dailymotion.com/swf/x28rut" />

Le Marion Dufresne : navire océanographique
by ipev



O navio partirá de Brest (França) e o objectivo é chegar a Algeciras (Espanha), onde desembarcaremos. A duração da viagem está prevista para 10 dias.
Se quiserem seguir o trajecto do navio mais de perto e diariamente podem ir a :

http://www.ipev.fr/pages/posbat/google/


Basicamente, esta campanha oceanográfica destina-se à recolha de sedimentos para variados fins. Porquê? Vou tentar explicar, segundo o trabalho que se realiza no meu departamento...

"As variações climáticas são uma preocupação global. É difícil entender as possíveis consequências das alterações climáticas sem estudar o que aconteceu no passado. Assim, os sedimentos marinhos são de extrema relevância, pois permitem a extracção de dados e a sua comparação global, além de conterem registos geralmente mais contínuos do que aqueles encontrados em terra. As suas propriedades físicas, químicas e paleontológicas registam muitas características do oceano antigo, atmosfera, criosfera ou mundo glacial, permitindo reconstruções de múltiplos aspectos das variações climáticas e oceânicas."

Após a recolha tem de se proceder à preparação dos mesmos, sendo esse o trabalho em que irei participar.


Para mais informações, deixo aqui este blog de um professor português que está neste momento a bordo e que faz um relato diário sobre a vida a bordo, desde as refeições ao trabalho que é feito, passando pelo entretenimento.

http://amocint-pt.blogspot.com/


Espero que tenham achado interessante.
Beijinhos e abraços.

3 comentários:

Ishkur disse...

Desejo-te boa viagem e que retires o máximo proveito dessa tua aventura. Acho que é um experiência que vai deixar marcas e vais estar feliz a viver algo do teu interesse.

Leva comprimidos para o enjoo! ;)

Timbuktu disse...

Acho que devias fazer também um diário de bordo:)e tira muitas fotografias!!!eheheh!!!

Joao Pereira Rocha disse...

Esta é daquelas situações, a meu ver, que se sonha em criança..."eu quando for grande quero ter um barco para estar com os golfinhos e brincar com eles!" Tem uma excelente expedição e bom trabalho!

O diário de bordo era bem para podermos também ir ctg nessa aventura..

bj