segunda-feira, 21 de abril de 2008

Maia

Heróis este país tem vários, alguns legítimos, outros glorificados pelo tempo e outros até imaginados na mente fértil de algum conterrâneo provavelmente embriagado com o doce néctar de Baco e Dionísio. Mas este Senhor, com H como diria alguém lá de xima, é um dos verdadeiros heróis desta nação e provavelmente o único do século passado, protagonizando para mim o momento mais bonito da Revolução. Nunca exibiu pretensões políticas e teve uma tirada fenomenal. Quando perguntado por um jornalista (seu colega de infância) sobre o objectivo da revolução, Maia respondeu: "Não tiveste que fugir para o estrangeiro por causa duma reportagem? Estou a fazer isto por ti, e para que nunca mais ninguém tenha que fugir pelo que pensa ou diz". E ainda há que dar valor ao gajo por não se ter envolvido no PREC.
Vejam "o momento" nesta cena do filme "Capitães de Abril", da Maria de Medeiros (perdoem as legendas mas o estrangeiro também tem que saber estas coisas).

Arrepiante,não?
Conheçam-no melhor aqui.

1 comentário:

Joao Pereira Rocha disse...

Muito interessante o link que colocaste no post. Pensei que a cena tivesse sido romantizada pelo realizador, mas parece corresponder à realidade...bravo homem!!