sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

E a burrice criou o jornal...

O 24 Horas é um orgão de comunicação peculiar. Compete com a TVI para ver qual consegue ser o mais sensacionalista e, vá lá, mais idiota. E não é que há dias em que consegue mesmo. A capa do dito jornal de hoje, 8 de Fevereiro de 2008 é esta:
À partida tudo normal. A Rita foi internada de urgência (volta depressa filha que as ruas de Lisboa precisam de ti); quatro pivôs da TVI (que coincidência, ainda há pouco falei nessa grande tv) formam uma banda musical para substituir os enormes D'ZRT (Zé Milho o canto está-te no sangue, nunca páres); os McCaan fizeram qualquer coisa que eu não consigo ler (a tecnologia é muito bonita mas às vezes é chata); e os agressores do Bexiga safam-se por erros na investigação. Tudo normal portanto.
A minha indignação só brota ao ler o cabeçalho da notícia principal. Leiam lá que eu espero................................................................................. já está? Não notam nada estranho? Vejam lá melhor.................................................................................. É mesmo isso, diz ali que as apreensões de droga caíram mais de 100%!!!

A coisa não me soava muito bem. Se as apreensões de droga caíram mais de 100% será que a PJ andou a distribuir a dita cuja ao pessoal?? E se fez isso porque não fui eu avisado????? Tive que tirar a questão a limpo. Para tal usufruí dos conhecimentos de matemática apreendidos ao longo de anos e anos e anos e anos e anos de escola - desde já agradeço aos meus pais, eles tinham razão, a escola acabou por me ser útil; aproveito também para dar um beijinho de obrigado muito especial a todas as professoras dessa disciplina que passaram pela minha vida, em especial a do 6º ano, aquilo sim, estimulou o meu interesse em aprender números (principalmente o número 69, que não sei bem porquê passou a surgir muitas vezes na minha cabeça por esta altura); para as restantes docentes vai apenas um obrigado e um passou bem - obrigado Fernanda, obrigado Custódia, não se cheguem tão perto por favor, aí ao fundo estão bem.

Continuando, vamos então tirar esta história a limpo:

Em 2006 foram apreendidas 79 toneladas, ou seja, 79000 Kg, em 2007 foram 294 Kg. Foram apreendidos então menos 78 706 Kg de droga (79000-294). Ora bem, assumindo 79 000 Kg como base e, portanto, 100%, 78 706 Kg serão 99,63% (78706/79000*100).

A notícia peca então pela inexactidão. Deveria ser assim: Apreensões caíram 99,63 %.

Eu sabia que aquilo não tava bem, mas mesmo assim dei o benefício da dúvida ao jornal. Mas agora há que dizê-lo, quem foi o jumento que escreveu uma barbaridade destas, e pior, será que o jornal é tão mau que o director não se dá ao trabalho de o ler, nem sequer a capa?? Confesso que nunca li um exemplar inteiro mas agora também acho que já vou tarde.

Só me resta terminar com um apelo a toda esta gente jovem que lê o blog regularmente (eu, David e Rocha) e a todos os outros que só lêm quando lhes apontamos uma arma à cornadura ou quando dizemos que o blog tem fotos de gajas nuas (ideia a considerar):
- não digam não à droga porque ela coitadinha fica triste.
RCaturra, do seu período zen.


Sem comentários: