quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

One man show


À pouco tempo tive a oportunidade de ir ver a peça Autofalante com o actor Fernando Cardoso. Ele é brasileiro e eu conheci o seu trabalho na série "Comédia da Vida Privada" que dava no GNT (aquilo era de cagar a rir) e em algumas entrevistas nesse mesmo canal.Po! Cacete! Aquele zuca é bravo!Nesta peça, o rapaz aguenta uma hora e meia firme no palco, e o que à partida parece uma violência tanto para o actor como para o público que não pode desenjoar da mesma personagem, resulta em 90 minutos de grande entretenimento, mesclando peripécias recambulescas (o homem tem uma expressividade...) com reflexões filosóficas...brilhante. E um pormenor muito engraçado, o bacano é o "maior cara de pau"...ele chega à sala (muito piri, cabem umas 50 pessoas), e sobe para o palco desde a zona do público e está ali uns 10 minutos...a conversar. Na boa, a contar como está a ser a sua visita a Portugal, espectáculos que foi ver e para rematar em beleza as adaptações que ele tentou fazer do vocabulário brasileiro para o português. "Estou de pau duro" (brasileiro), "estou de pau feito" (português); "estou com o cu na mão" (brasileiro), "estou todo cagado" (português); entre outras expressões que ele utiliza na peça. Outro pormenor lindo, é que ele pede logo as "esperadas" palmas finais, antes de começar a peça...porque avisa que quando acaba, acaba mesmo e nunca mais volta. Parece presunção, mas resulta muito bem até porque ele é muito engraçado na forma como o diz. Eu que já era fã desta "personagem" fiquei ainda a admirá-lo mais pela sua simplicidade e boa onda. Infelizmente, esta sua peça já bazou e agora ele já está na sua terra a seguir a sua vida mas pode ser que surja daqui uns tempos de novo no nosso cantinho. Se puderem, vejam o que ele tem para mostrar, porque certamente vão passar um bom bocado e ver uma grande performance.

Kalashprops

1 comentário:

RCaturra disse...

Parece ser um indivíduo com bastante qualidade na arte da representação e do humor. Quando ele voltar avisa que eu vou contigo.