quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Do sonho á realidade

Na região central da China, na província de Qinghai encontra-se uma nascente de águas límpidas, que durante o Inverno se juntam as águas que provêm do degelo de toda zona montanhosa adjacente. Por toda esta zona impera imensos mantos brancos de neve, prosseguindo pastagens e florestas verdejantes. A linha de água que aumenta volumosamente ao longo de todo o seu percurso, vai formando lagos e cascatas, resultando numa paisagem miraculosa. Dizem que foi um dos rios colonizadores, onde nasceu a civilização chinesa, um dos berços da humanidade. O rio Amarelo (ou rio Huang He) é um dos maiores rios da China cuja população é dependente. (denomina-se amarelo devido às perdas de argila amarela típica destes solos – só para não pensarem que ainda está mais poluído!)



Ao longo do rio, verifica-se um mudar de paisagem...não tão miraculoso assim...





3 comentários:

RCaturra disse...

Mãe Natureza versus Monstro Homem, ou como tanta beleza pode andar de mãos dadas a tanta fealdade.
É preciso manter o k está bem e mudar o k está mal. Alimentem as crianças, limpem os rios, não toquem nas montanhas. O mundo ainda tem lugares bonitos..

RCaturra disse...

Já agora boa estreia a postar. Continua assim, o mundo precisa de acreditar..

Joao Pereira Rocha disse...

Em St. Sofia passou-se a mesma coisa e ninguém se preocupa...aquela ribeira era a base da economia das lavadeiras vilafranquenses...as máquinas de lavar substituiram a ribeira...literalmente