Segundo a sábia Wikipédia, "chave" é um objecto que acciona uma fechadura ou cadeado. Geralmente, a chave é feita de forma a se casar de forma única com uma determinada fechadura, libertando os mecanismos que mantém a trave bloqueada, e permitindo o seu accionamento.
Em termos futebolístico, um jogador "chave", é aquele que dentro do sistema táctico da sua equipa tem a capacidade de o "accionar", ou melhor, tem maior preponderância no processo que a sua equipa desenvolve para "abrir" o cadeado ou fechadura. O perfil desse jogador, para ser considerado de top, necessita de um grau de maturidade bastante elevado, sendo que normalmente só a partir dos 25 anos, o jogador está no máximo das suas competências futebolísticas.
Relativamente à equipa nacional, na minha opinião, o DECO é o jogador que irá fazer a diferença entre uma boa prestação e o passeio até à Suiça. Se ele estiver em boas condições físicas ( e só assim conseguirá fazer a diferença), de certo que será o melhor jogador a ligar a intensidade competitiva do Petit com a dinâmica de Maniche, servindo da melhor maneira Ronaldo e Simão/Quaresma que poderão desiquilibrar no terço final do campo, podendo também fazer uso da sua meia-distância. Para mim, Hugo Almeida seria o ponta de lança que atrapalharia menos os restantes jogadores, "brigando" na área e fixando os centrais.
Será na fase defensiva, um jogador que dára também intensidade física aos duelos do meio-campo, cortando muito jogo dos adversários com as suas faltas "inteligentes". O pior não é estar em baixo de forma (que jogo péssimo contra a Itália), é a falta de jogadores com o seu perfil nesta selecção(2ª parte sem ele foi a anarquia naquele meio-campo e o carnaval para os italianos se divertirem). Sem o DECO, Portugal vive de impulsos individuais dos seus desiquilibradores das alas, que podem levar ao rubro as bancadas, mas que normalmente não têm consequência prática em termos de ocasiões de golo se estivermos a falar da fase final de um campeonato da Europa.
Ele será o jogador com maior capacidade para "casar" com o nosso sistema táctico e permitir o seu accionamento. O sucesso passa em grande parte por ele.
Um abraço, deste vosso companheiro
Teodóro dos Santos (tri-campeão europeu de FM 2007, que o de 2008 é muito difícil)
1 comentário:
Muito bem visto, sozinho não chegava lá.
Obrigado
Enviar um comentário